EDF lançada<br>na bolsa

O lançamento em bolsa da companhia pública Electricité de France, na passada segunda-feira, dia 21, constituiu a maior operação de sempre realizada na praça parisiense.
Nesta primeira fase foram atraídos cinco milhões de pequenos investidores, entre os quais 100 mil trabalhadores da própria empresa, que permitiram um encaixe financeiro na ordem dos sete mil milhões de euros.
A operação marcou o início da privatização da eléctrica mais importante da Europa, cuja maioria do capital (86,2%) continua por enquanto na posse do Estado francês. Em Julho passado, uma operação similar foi protagonizada pela Gaz de France.


Mais artigos de: Breves Europa

Alemanha corta<br>13.º mês

O diário alemão Bild am Sonntag revela que a coligação cristãos-democratas e sociais-democratas se prepara para reduzir em metade o 13.º mês pago a funcionários públicos e pensionistas a partir de 2006.O subsídio de Natal corresponde a 65 por cento do salário e 60 por cento dos funcionários no activo e 60 por cento das...

Finlândia ataca clientes<br>de prostitutas

O parlamento da Finlândia prepara-se para debater já em Dezembro um projecto de lei de combate à prostituição que sanciona quem procura comprar serviços sexuais e não as pessoas que se prostituem.O diploma, proposto pela nova ministra das justiça, Leena Luhtanen, inspira-se directamente na lei sueca, pioneira neste...